O que é Virtual
Entrei apressado e com fome no restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha para comer.
Abri o meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
– Senhor, dá uma moedinha.
– Não tenho menino
– Só uma moeda para eu comprar um pão.
– Está bem, eu mando vir um para ti.
Para variar a minha caixa de entrada estava lotada, fico distraído lendo poesias e rindo com as piadas malucas.
– Senhor, pode pedir para por margarina e queijo também?
Dou conta de que o menino tinha ficado ali.
– Ok, mas depois deixa-me trabalhar.
Chega a minha refeição.
Faço o pedido do menino e o empregado pergunta se quero que mande o garoto sair.
A minha consciência impede-me de dizer sim.
Digo que está tudo bem.
Deixe-o ficar, traga o pão e mais uma refeição decente para ele.
Então o menino senta-se à minha frente e pergunta:
– Senhor o que está fazendo?
– Estou lendo uns e-mails!
– O que são e-mails?
São mensagens eletrónicas enviadas por pessoas via internet, é como se fosse uma carta, só que via internet.
– O senhor tem internet?
– Tenho sim, é essencial no mundo de hoje.
– O que é internet?
É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender.
Tem tudo no mundo virtual!
– O que é virtual senhor?
Dou-lhe uma explicação simples, certo de que ele pouco vai entender e vou poder comer sem culpas.
– Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar.
É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer, criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como quereríamos que fosse.
– Muito bom isso, gostei!
– Menino, você entendeu o que é virtual?
– Sim senhor, eu também vivo nesse mundo virtual!
– Tens computador?
– Não, mas o meu mundo também é dessa forma.
A minha mãe fica o dia todo fora, chega a casa muito tarde, quase não a vejo.
Eu fico cuidando do meu irmão mais pequeno, que vive chorando de fome e eu dou água, para ele pensar que é sopa.
A minha irmã mais velha sai o dia todo, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, ela volta sempre com o corpo dela.
O meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família, toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu indo para a escola para poder ser médico um dia.
Isso não é virtual senhor?
Fechei o meu notebook, não antes que as lágrimas me viessem aos olhos.
Esperei que o menino terminasse de, literalmente “devorar” o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o rapaz, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um “brigado senhor, você é fixe”.
Isso não é virtual senhor?
Fechei o meu notebook, não antes que as lágrimas me viessem aos olhos.
Esperei que o menino terminasse de, literalmente “devorar” o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o rapaz, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um “brigado senhor, você é fixe”.
Ali naquele instante, tive a maior prova do virtualíssimo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!
Vamos sair do virtual e ter ações e atitudes concretas.
Participar da vida dos nossos irmãos, da nossa Comunidade e da nossa Família.
Um comentário
Olá, isto é um comentário.
Para começar a moderar, editar e eliminar comentários, por favor visite o ecrã de comentários no painel.
Os avatares dos comentadores são do Gravatar.